Tuning da Vixen Polarie

October 02, 2013  •  Leave a Comment

Já aqui comentei sobre a pequena montagem Vixen Polarie. Trata-se de um aparelho sobre o qual se pode montar uma câmara fotográfica e respetiva objetiva com o fim de fotografar o céu noturno com exposições mais longas que as que se podem fazer se se usar apenas um simples tripé. A Vixen Polarie deve ser alinhada com o eixo polar da Terra para que o seu movimento acompanhe com precisão o movimento aparente das estrelas no céu. Deste modo, dependendo da precisão do alinhamento, podem ser feitas exposições de até vários minutos sem que as estrelas apresentem arrastamento.

O alinhamento da Polarie pode ser feito simplesmente olhando por um orificio no corpo da montagem, ou para maior precisão, colocando um buscador opcional no eixo principal. O problema é que este buscador tem que ser retirado depois de conseguido o alinhamento para poder montar a câmara e depois disso não se tem maneira de confirmar que o alinhamento continua a ser tão bom como inicialmente.

Na minha recente deslocação ao deserto de Atacama no Chile, procurei fazer préviamente alguma preparação que assegurasse um maior rendimento nas sessões fotográficas, pois pensei que sendo o número de noites que lá passaria muito limitado e que tão depressa não voltaria a ter semelhante oportunidade, era melhor antecipar alguns problemas que tentar resolvê-los lá. Uma compra que fiz a pensar nesta viagem, foi uma objetiva Nikkor 180mm 2.8 ED usada. Li várias opiniões acerca da sua qualidade e vantagens para astrofotografia e pretendendo uma lente que me desse um pouco mais de aproximação aos objetos do céu profundo que teria a rara oportunidade de fotografar em ótimas condições, acabei por localizar uma manual por bom preço. O facto de ser manual e não autofoco, não tem qualquer importancia para o seu uso em astrofotografia. Sei agora que foi uma das melhores compras que já fiz para a astrofotografia pois esta lente revelou-se de grande qualidade, com uma grande nitidez até ao bordo do campo, sem aberração cromática, distorção ou outros problemas ópticos apreciáveis.

Uma dificuldade que antecipei, do pouco uso que já tinha da Polarie seria manter o correto alinhamento com a objetiva de 180mm acoplada à Nikon D600. O peso deste conjunto e da rótulo Triopo fica provavelmente muito perto dos 2 Kg, um peso com que a Polarie consegue lidar bem mas que induz alguma flexão que provoca desalinhamento.

Já possuindo um buscador polar de boa qualidade (da minha Losmandy G11), até com reticulo iluminado, uma caracteristica que o opcional da Vixen não tem, a questão resolveu-se de forma muito satisfatória encomendando a um torneiro conhecido, um pequeno conjunto de peças como se pode observar na foto e que mantém o buscador paralelo ao eixo polar da montagem, que pode rodar de modo a não ficar na direção da câmara e em qualquer momento pode ser usado para verificar se o alinhamento se mantém ou há que refazê-lo. Pude comprovar que com a troca de objetivas com pesos bastante diferentes entre si o realinhamento é muitas vezes bastante aconselhável, sobretudo se trabalhamos com uma distancia focal mais longa. Esta é uma pequena adição à Vixen Polarie muito util e de baixo custo.


Um outro aparelho semelhante que começou a ser vendido mais recentemente da marca iOptron, tem a colocação do buscador descentrada sendo por isso mais evoluido quanto a esta questão. Ainda assim algumas posições da câmara podem obstruir a observação com o buscador mas só o facto de este ficar montado e não ter que se retirar para fixar a rótula com a câmara e objetiva, já é uma vantagem significativa.


Comments

No comments posted.
Loading...

Archive
January February (2) March April May (1) June July (1) August September October November December (1)
January February March (2) April (1) May June July August September October (1) November December
January February March April May June July August September October November December
January February March April May June July August September October November December
January February March April May June July August September October November December
January February March April May June July August September October November December