João Vieira Astrofotografia: Blog http://joaovieira.zenfolio.com/blog en-us (C) João Vieira Astrofotografia capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) Wed, 02 Oct 2013 20:58:00 GMT Wed, 02 Oct 2013 20:58:00 GMT http://joaovieira.zenfolio.com/img/s1/v22/u897092630-o754921428-50.jpg João Vieira Astrofotografia: Blog http://joaovieira.zenfolio.com/blog 109 120 Tuning da Vixen Polarie http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/10/tuning-da-polarie Já aqui comentei sobre a pequena montagem Vixen Polarie. Trata-se de um aparelho sobre o qual se pode montar uma câmara fotográfica e respetiva objetiva com o fim de fotografar o céu noturno com exposições mais longas que as que se podem fazer se se usar apenas um simples tripé. A Vixen Polarie deve ser alinhada com o eixo polar da Terra para que o seu movimento acompanhe com precisão o movimento aparente das estrelas no céu. Deste modo, dependendo da precisão do alinhamento, podem ser feitas exposições de até vários minutos sem que as estrelas apresentem arrastamento.

O alinhamento da Polarie pode ser feito simplesmente olhando por um orificio no corpo da montagem, ou para maior precisão, colocando um buscador opcional no eixo principal. O problema é que este buscador tem que ser retirado depois de conseguido o alinhamento para poder montar a câmara e depois disso não se tem maneira de confirmar que o alinhamento continua a ser tão bom como inicialmente.

Na minha recente deslocação ao deserto de Atacama no Chile, procurei fazer préviamente alguma preparação que assegurasse um maior rendimento nas sessões fotográficas, pois pensei que sendo o número de noites que lá passaria muito limitado e que tão depressa não voltaria a ter semelhante oportunidade, era melhor antecipar alguns problemas que tentar resolvê-los lá. Uma compra que fiz a pensar nesta viagem, foi uma objetiva Nikkor 180mm 2.8 ED usada. Li várias opiniões acerca da sua qualidade e vantagens para astrofotografia e pretendendo uma lente que me desse um pouco mais de aproximação aos objetos do céu profundo que teria a rara oportunidade de fotografar em ótimas condições, acabei por localizar uma manual por bom preço. O facto de ser manual e não autofoco, não tem qualquer importancia para o seu uso em astrofotografia. Sei agora que foi uma das melhores compras que já fiz para a astrofotografia pois esta lente revelou-se de grande qualidade, com uma grande nitidez até ao bordo do campo, sem aberração cromática, distorção ou outros problemas ópticos apreciáveis.

Uma dificuldade que antecipei, do pouco uso que já tinha da Polarie seria manter o correto alinhamento com a objetiva de 180mm acoplada à Nikon D600. O peso deste conjunto e da rótulo Triopo fica provavelmente muito perto dos 2 Kg, um peso com que a Polarie consegue lidar bem mas que induz alguma flexão que provoca desalinhamento.

Já possuindo um buscador polar de boa qualidade (da minha Losmandy G11), até com reticulo iluminado, uma caracteristica que o opcional da Vixen não tem, a questão resolveu-se de forma muito satisfatória encomendando a um torneiro conhecido, um pequeno conjunto de peças como se pode observar na foto e que mantém o buscador paralelo ao eixo polar da montagem, que pode rodar de modo a não ficar na direção da câmara e em qualquer momento pode ser usado para verificar se o alinhamento se mantém ou há que refazê-lo. Pude comprovar que com a troca de objetivas com pesos bastante diferentes entre si o realinhamento é muitas vezes bastante aconselhável, sobretudo se trabalhamos com uma distancia focal mais longa. Esta é uma pequena adição à Vixen Polarie muito util e de baixo custo.


Um outro aparelho semelhante que começou a ser vendido mais recentemente da marca iOptron, tem a colocação do buscador descentrada sendo por isso mais evoluido quanto a esta questão. Ainda assim algumas posições da câmara podem obstruir a observação com o buscador mas só o facto de este ficar montado e não ter que se retirar para fixar a rótula com a câmara e objetiva, já é uma vantagem significativa.

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) astrofotografia vixen polarie http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/10/tuning-da-polarie Wed, 02 Oct 2013 20:56:07 GMT
Sundogs http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/4/sundogs Hoje ao chegar a casa corri para a câmara fotográfica para poder captar o fenómeno dos "sundogs". Não deu tempo para alcançar um enquadramento mais bonito e por isso foi mesmo da varanda de casa que fiz o registo.

Não são muito aparentes, mas dá para notar fácilmente as duas manchas brilhantes,uma de cada lado do sol.

Explicação sobre o fenómeno aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Sun_dog

 

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/4/sundogs Sat, 20 Apr 2013 23:23:39 GMT
Cometa PanSTARRS http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/3/cometa-panstarrs Hoje o céu esteve mais limpo e foi possível observar e fotografar este cometa um pouco melhor. Após o pôr do sol, não há muito tempo desde que o céu escurece o suficiente para poder ver o cometa e o momento em que este desaparece atrás da Serra. Foram apenas quinze ou vinte minutos de visibilidade. O local de observação foi, como no dia anterior, junto ao Pedrogão, Torres Novas.

Apesar do seu pequeno tamanho aparente, apresenta-se bastante brilhante, de cor amarelada e visivel a olho nú. É uma pena que esteja tão baixo pois com o brilho atual se estivesse visível contra um céu mais escuro seria um objeto facilmente observado mesmo nos céus das cidades.

Esta foto tem o horizonte "tremido" porque é o resultado da soma de 5 exposições de 5 segundos cada. São alinhadas pelo cometa, que se move, e assim o resultado é um cometa e a estrela próxima mais visíveis e tudo o resto menos nítido. O material usado foi a Nikon D5100 com a objetiva Nikkor 70-300 a 300mm e f/6,3 com o ISO a 800.

Cometa PanSTARRS

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) Cometa astrofotografia panstarrs http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/3/cometa-panstarrs Fri, 15 Mar 2013 00:51:02 GMT
Cometa PanSTARRS (C/2011 L4) http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/3/cometa-panstarrs-c/2011-l4 Finalmente o cometa PanTARRS (C/2011 L4) chegou. Depois de durante o ultimo mês se ter mostrado no hemisfério sul, subiu um pouco mais para norte e já é visivel aquele que é o cometa mais brilhante dos ultimos anos a aparecer por cá. Alguns outros cometas brilhantes que têm aparecido mostrram-se só no hemisfério sul.

Apesar de ser dos cometas mais recentes o de maior brilho, ainda não é um objeto que se observe fácilmente pois está agora ainda bastante baixo no céu e a meteorologia também não tem ajudado. Ainda assim, hoje já foi possível apanhá-lo, embora bastante baixo e entre as nuvens

 

 

E outra com um pouco mais de zoom:

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2013/3/cometa-panstarrs-c/2011-l4 Thu, 14 Mar 2013 01:20:52 GMT
Nova Comunidade - Astrofotografia em Português http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/12/nova-comunidade---astrofotografia-em-portugu-s A comunidade do Google+ "Astrofotografia", com o lema "Astrofotografia em Português!", é um local onde se podem conhecer pessoas interessadas neste tema,  colocar imagens, dar opiniões, no fundo... ajudar e aprender. Existem vários fórums em Português dedicados a astronomia, de Portugal e do Brasil, mas nenhum local dedicado apenas ao tema da astrofotografia. Por outro lado, em Inglês existe uma gande variedade de "locais" semelhantes. Porque não então uma comunidade onde nos encontremos para falar disto em Português? Vamos fazer crescer esta comunidade. Participe e convide os seus amigos!

 

 

 

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) Astrofotografia Comunidade http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/12/nova-comunidade---astrofotografia-em-portugu-s Tue, 11 Dec 2012 00:55:40 GMT
Wide-field com a Vixen Polarie http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/7/wide-field-com-a-vixen-polarie A Vixen Polarie Star Tracker é um aparelho curioso. Tem quase o aspeto de uma câmara fotográfica e dimensões também equivalentes a uma DSLR profissional. Até vem com um encaixe do tipo para flash como as verdadeiras câmaras. Mas este aparelho não fotografa. Tem como única tarefa compensar a rotação terrestre que provoca o movimento aparente das estrelas no céu, e assim permitir através do acoplamento de uma verdadeira câmara fotográfica, a fotografia do céu sem o arrastamento típico de uma exposição longa. Por este motivo, pode até chamar-se uma montagem, ou melhor, uma "espécie de montagem".

O objetivo da Vixen ao introduzir este pequeno aparelho, foi fornecer um instrumento de precisão, robusto e sobretudo portátil, muito portátil. Pelo seu tamanho e peso é ideal para levar numa viagem e só é necessário levar também a câmara e um tripé estável. A facilidade de utilização é outro ponto forte da Polarie.Via Láctea/ Milky Way

 

Numa breve saída para um local escuro aqui perto (Semideiro, Chamusca) com o amigo Carlos Pereira fizémos o primeiro ensaio da Polarie e o resultado até ficou agradável, permitindo pensar que em próximas ocasiões poderemos fazer melhor. A zona da Via Láctea nas constelações do Sagitário e Escorpião é uma parte do céu impressionante com muitas estrelas e nebulosas escuras como o "cavalo escuro galáctico" e foi aproveitando a sua boa visibilidade nesta noite que saíu esta imagem. Foi também o primeiro ensaio para a Nikon D5100.

 

Detalhes: Nikon D5100 + Nikkor 18-55 @ 18mm f4,5; 65s ISO 1600

Link para o site da Vixen: http://www.vixen.co.jp/en/lp/at_01.html

 

 

 

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) astrofotografia via láctea vixen polarie http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/7/wide-field-com-a-vixen-polarie Wed, 25 Jul 2012 23:47:58 GMT
GSO 8" RC "first light" http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/5/gso-8-rc-first-light A galáxia Messier 109 foi o primeiro objecto com que usei o telescópio GSO 8" Ritchey-Chrétien. A idéia é obter um pouco mais de ampliação que a que é dada pelo WO ZS110, necessária em objectos de menor dimensão, como é o caso desta galáxia.

Contraditoriamente, dado que faz diminuir a distancia focal e consequentemente o tamanho da imagem, usei também um redutor focal, o Astro-Physics 067. Isto foi feito com o objectivo de tornar o sistema mais rápido, de f/8 para f/5,3

Galáxia Messier 109

Messier 109 (versão 2012)Messier 109 (v. 2012)

Fiquei satisfeito com este resultado e, pelo menos na primavera (tempo de galáxias), este GSO será o telescópio mais usado.

O GSO 8" RC com o pequeno WO 66 para auto-guiagemEquipamento/ Equipment

A colimação deste telescópio foi feita com uma ocular Chesire e parece ter ficado muito razoável. Inicialmente, experimentei com um colimador laser que não deu bom resultado, por ser difícil mantê-lo em posição perfeitamente perpendicular dentro do focador.

Como uso focagem remota pelo Robofous, notava que na imagem de focagem as estrelas apareciam sempre bastante alongadas. Esta questão foi melhorada com um novo focador da Moonlight. Isto não teria sido um problema no caso de fazer focagem manual pois o que vem de origem tem movimento suave e já é bastante robusto. Para não ter que desmontar o Robofocus, quando faço observação visual, o que é raro, é só colocar o focador original. O tubo em fibra de carbono também ajuda a manter o foco pois não sofre tantas alterações com a temperatura como os tubos metálicos.

Terei em breve novas fotos com este telescópio, se a meteorologia permitir.

 

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) GSO8 RC" astrofotografia messier 109 http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/5/gso-8-rc-first-light Mon, 21 May 2012 14:17:34 GMT
Venus, Lua e Jupiter http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/2/venusluajupiter Este fim de tarde foi composto por um bonito alinhamento de Vénus, a lua em crescente e Júpiter mais acima. Inevitavelmente peguei na câmara e mesmo ao pé de casa deu para registar o momento.  Ainda com este trio visível a Oeste, também Marte já se podia avistar a nascente.

Venus, Moon and Jupiter

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/2/venusluajupiter Mon, 27 Feb 2012 00:46:26 GMT
Cometa Garradd http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/2/cometagarradd Enquanto o cometa Garradd (C/ 2009 P1) se apresenta brilhante e numa posição bastante boa no céu matinal para quem vive no hemisfério norte, vamos aproveitando esta sua visita para fazer umas fotos.

Esta aqui foi feita na manhã de 25 de Fevereiro pelas 6 horas utilizando o material habitual (montagem e câmara), e o telescópio foi o pequeno William Optics ZS 66.

Cometa GarraddComet Garradd

O cometa Garradd foi descoberto por Gordon Garradd em 13 de Agosto de 2009 no observatório Siding Spring, na Austrália.

]]>
capaleve@gmail.com (João Vieira Astrofotografia) astrofotografia cometa Garradd http://joaovieira.zenfolio.com/blog/2012/2/cometagarradd Mon, 27 Feb 2012 00:12:25 GMT